-
Arquitetos: Atelier WOA
- Área: 2227 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Salem Mostefaoui
-
Fabricantes: Barthès bois, Briand Bois Construction, Philippe d’Art, Pouget Consultants
‘‘L’échappée’ (ou a "escapada") representa um lugar de encontros e trocas, e um chamado à cultura. Um fórum contemporâneo onde todas as gerações deverão se sentir em casa. “L’échappée” de Herblay-sur-Seine encarna o simples paradoxo de uma edificação emblemática que busca se integrar ao seu ambiente.
O projeto mantém uma forte relação com a topografia. A partir do solo, o pátio frontal se transforma em degraus e terraços, gradualmente se tornando a estrutura. A construção muda à medida que se eleva, transitando de uma base mineral com pedra maciça (extraída da pedreira de Saint-Maximin, localizada a 30 km de distância) para uma fina malha de metal, culminando em um telhado jardim. Esta cortina suave que desce do telhado oferece nuances dependendo das seções envidraçadas ou opacas que ela cobre.
O efeito dinâmico dessa elevação é um chamado - um convite para entrar, se divertir e compartilhar. O amplo volume interno consiste em uma planta completamente aberta, proporcionando máxima flexibilidade e adaptabilidade para usos futuros.
O telhado é construído como uma quinta fachada. Completamente verde e livre de elementos técnicos, integra o edifício à paisagem, oferecendo uma vista qualitativa e desobstruída das estruturas circundantes. À maneira dos edifícios haussmannianos, madeira e pedra se unem e se encaixam para formar um princípio de construção durável e de alta qualidade.